Moro na rua Mário Coradin, imigrante italiano que com muita luta e sacrifício, cresceu por seu trabalho. Homem honesto, de muitas amizades, desportista e exemplar pai de família, enriqueceu e adquiriu uma grande área de terras. Era a chamada Vila Coradin.
Aqui, ele aparece com seus operários nos penhascos do Rio das Antas, quando construiu a estrada do Rio das Antas até a estação Veríssimo de Matos.
Com seus partidários políticos devidamente uniformizados.
Na revolução de 1932, assumiu a Prefeitura Municipal do Prata, quando o então prefeito e o prefeito "interino" junto com uma força voluntária, partiu para Guaporé a fim de retomar a prefeitura que estava em poder de um grupo revolucionário.
Deve-se a ele o fato de Nova Prata, então município do Prata, ter-se mantido como município independente de Alfredo Chaves, hoje Veranópolis, pois de acordo com um decreto do então presidente Getúlio Vargas, os municípios que não tivessem determinado número de casas construídas voltariam a pertencer ao município de origem, e o Prata não as tinha.Foi quando Mário Coradin tomou a iniciativa de lotear a Vila Coradin. Impulsionou, assim, o crescimento da cidade, como progressista decidido e corajoso, construiu casas que completaram o número exigido pelo decreto, vendendo-as em módicas prestações, às pessoas que não poderiam construir com recursos próprios.
Construiu o Estádio de Futebol (Mário Cini): foi um dos fundadores da Cervejaria Regência: foi hoteleiro, onde é hoje a Casa da Cultura e o antigo Hospital, construiu também a Cantina de Vinhos Vesúvio.
Por não ter perdido nenhum dos seus funcionários nos penhascos do Rio das Antas, construiu a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e doou o terreno à Paróquia (atual Horto Florestal).
Mário Coradin não há de ficar sem que sejam reconhecidos seus esforços, que se perpetuaram nas ruas de Nova Prata, cidade por ele escolhida e que leva no nome sua notória contribuição.
Como já existia, no país, um município chamado Prata, por sugestão de Mário Coradin, foi acrescentado o adjetivo “Nova” que foi aceito por todos.
Ele é meu bisavô.
Ele é meu bisavô.
Colega, que legal seu blog :)
ResponderExcluirParabéns!
Sua família é linda
Beijos
Boa tarde colega! Hoje consegui entrar no teu boogle, ele está muito lindo, hoje recordei um pouco do lugar onde eu cresci e que toda a minha familia mora,estou feliz em ser tua colega.
ResponderExcluirBeijos e até terça.
Ana Maria
Muitooo lindoooo!
ResponderExcluirParabéns pela cidade é muito bonita...
Olá, eu estava procurando conteúdo sobre a Cervejaria Regência, e achei seu blog. Então, acabo de sair de uma conversa com meu avô que diz que quem a fundou foi meu bisavô Pio Romano Martini, depois ele decidiu se associar com outras pessoas, provavelmente seu bisavô. Por acaso vocè tem alguma foto ou relíquia daquele empreendimento, meu avô gostaria muito de rever algo relacionado.. Agradeço a atenção, achei muito interessante falar com você, afinal nossos antepassados provavelmente eram sócios, hehe. Meu e-mail no facebook é johnny_halifax@hotmail.com
ResponderExcluir